E agora.. os emprestados? Pt.1 (os que estão cá)
Ainda faltam dois jogos para terminar a época, mas na minha cabeça já começo a pensar na próxima, e.. no mercado.
E para começar a pensar na equipa do próximo ano, o mais óbvio é começar pelos que já cá estão, embora também tenhamos de pensar nos que estão lá fora..
Os que estão cá:
-
Jakub Kiwior: Para os mais esquecidos, está emprestado com opção de compra não obrigatória, mas esta é uma não questão. Vai ser acionada e custar 17M aos cofres do FC Porto. Neste momento, é nosso! (No entanto.. Já estará a ser cobiçado, pelo menos pela Juventus.. Gostava que o conseguissemos manter)
-
Seko Fofana: Um negócio de oportunidade que ajudou muito neste final de época, mas que julgo que quando veio, o pensamento seria que era improvável cá ficar. 30 anos, salário elevadíssimo e um valor de mercado difícil também.
Por outro lado, parece estar apaixonado por cá estar, e de nós acho que é unânime que o sentimento é devolvido. Será possível, e fará sentido, fazer um esforço grande financeiro por um jogador que pro ano já terá 31 anos, quando há outras posições possivelmente mais deficitárias? -
Terem Moffi: O "cepo" favorito, neste momento, mas que começando a ficar as coisas difíceis, rapidamente seria uma fonte de discórdia no seio portista.. Será tudo apenas culpa da má forma física e dos problemas que teve nesta época? Terá capacidade de ser jogador do FC Porto pro ano? Valerá a pena o risco e o investimento? A minha opinião é que não. Qual a vossa?

O Kiwior tem de permanecer na equipa, não só pela sua qualidade, mas também pela tranquilidade que transmite na defesa; é um jogador com visão de jogo e capaz de pensar no ataque a partir da defesa. Seko Fofana, adoraria que ele ficasse. Aceito o custo elevado que isso representa, mas temos de ver como ele reage às propostas. Se ele realmente se apaixonou por nós, é sempre possível encontrarmos oportunidades de acordo e, quem sabe, aqui ele vai ter um destaque diferente. Meu querido Moffi, gosto mesmo muito da sua atitude, mas não tenho a certeza se ele já demonstrou a sua capacidade, porque lhe falta treino e talvez minutos de jogo? Mas ainda não me convence e, como dizes, pode semear discórdia em momentos de falta de golos.